segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

66th Golden Globe - Vencedores.

Ocorreu, na noite de ontem, a festa de premiação do 66º Globo de Ouro, considerado uma prévia do Oscar. A lista dos vencedores, você pode conferir aqui.

Kate com um dos prêmios. Cadê o outro???

Assim como houve muitas surpresas nas indicações, também começamos a mudar nossas apostas para a festa do Oscar. A começar pela consolidação da gracinha Kate Winslet como favorita ao prêmio da Academia, após abocanhar os Globos de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático (por Revolutionary Road) e Melhor Atriz Coadjuvante (por The Reader).

Mickey Rourke em The Wrestler: tão feio quanto em Sin City.

Seguindo a linha das melhores atuações, temos Mickey Rourke, que voltou dos mortos, deu um reboot na sua carreira com o truculento Marv, de Sin City, e agora leva o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Dramático por The Wrestler (batendo atores de talento como Sean Penn e Brad Pitt). Curiosamente, Rourke já foi lutador de luta-livre (tal qual o personagem).

Why so serious?

A maior barbada cinematográfica da noite, bem como o momento mais esperado, foi a premiação de Melhor Ator Coadjuvante, que foi anunciada e entregue por Demi Moore para Christopher Nolan, que a recebeu em nome do finado Heath Ledger, pelo desempenho magnífico no papel de Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas. Nada mais justo.

Nem Vicky, nem Cristina: Maria Elena

Outros premiações interessantes na área do cinema deram o ar de suas graças: Danny Boyle, o diretor inglês responsável pelo irretocável Trainspotting, ganhou seu primeiro Globo de Ouro por Slumdog Millionaire, filme que também venceu o prêmio de Melhor Filme Dramático e de Melhor Roteiro, indicando que pode vir a surpreender na noite do Oscar. Vicky Cristina Barcelona, que é um filme agradável de Woody Allen (mas não hilário como muitos outros dele), roubou o prêmio de Melhor Filme Cômico, que - no meu humilde entender - deveria pertencer a Queime Depois de Ler (dos Irmãos Coen), mas fazer o quê, né?

O injustiçado Queime Depois de Ler.

Na área dos seriados (que eu já mencionei em outro texto que é meu motivo principal para ficar de olho no Globo de Ouro), algumas premiações seguiram as tendências do ano passado e outras me deixaram magoado...=P

Comecemos com o prêmio Made for TV mais esperado da noite: Melhor Série Dramática. Não rolou para House M.D., nem para a brilhante Dexter (cuja série vem ganhando um amadurecimento e tanto), a bola da vez é Mad Men, que arrebata o Globo de Ouro pelo segundo ano consecutivo e consolida a série como uma das mais bem-sucedidas da atualidade.

Byrne...
...e Anna.

Como se desgraça pouca fosse bobagem, o Globo de Ouro de Melhor Ator em Série Dramática seguiu um caminho totalmente inusitado, premiando o calejado ator Gabriel Byrne pelo seriado In Treatment (que eu, na minha ignorância, nunca ouvi falar, mas correrei atrás, uma vez que ela concorreu em todas as principais categorias do gênero). Para Melhor Atriz em Série Dramática, a insonsa Anna Paquin levou a melhor pela série vampiresca True Blood. Não, desta eu não vou atrás.

Bom, a minha torcida para meus seriados preferidos foi furada, mas nada que não possa ser resolvido no Globo de Ouro do ano que vem. Por enquanto, fico na expectativa do retorno das temporadas que estavam em andamento e tiveram de parar por causa do recesso de fim de ano, e do início das novas temporadas.

E dentre estas...

2 comentários:

Aline C. disse...

Cara, eu também estava evitando True Blood, mas é muito boa. Me surpreendeu.
Agora, convenhamos, o maior injustiçado da noite foi Michael C. Hall. Tô com raiva até agora.
Gabriel Byrne - In Treatment - está ótimo no papel do psiquiatra cheio de bombas para resolver, mas Dexter é o personagem do momento. E ponto :)
Vou fazer um link para esta tua postagem lá no blog.

Kel disse...

Nao sei como vc tem paciência para escrever tanto sobre cinema. Ah, claro! Tu é apaixonado por isso, verdade...rs...
Nao vi nada desses filmes, aqui é um caos ver algo bacana que nao seja dublado (arghhhh!). Ontem tentei ver o francês que tá arrasando nas bilheterias mas só tinha dublado (que asco!). Enfim, seguimos por aqui, nao?
Beijos!