terça-feira, 21 de abril de 2009

Keep your lovin 'brother happy'...

Está aberta a sessão "Eu queria ter feito isso", onde apresento um pouco da inveja que certas idéias e feitos dos outros me causam. Está certo: inveja é uma coisa feia, birirí e bororó, mas observando essas pérolas, me sinto inspirado e compelido a sempre melhorar, afinal, esse pessoal é a prova de que a perfeição é possível.

Bem, e pra começar, segue a sequência final de um filme que comentei na semana passada (que você pode ler aqui) que é simplesmente PERFEITA. Enquadramentos, locações, arte, e os atores, com olhos que poderiam congelar o inferno em um duelo que entrou para a história cinematográfica. Na cena, Harmônica (Charles Bronson) finalmente tem sua chance de enfrentar Frank (Henry Fonda), um perigoso bandido, dono de uma velocidade extrema no gatilho. A trilha sonora impecável de Ennio Morricone pontua a cena enquanto os dois pistoleiros se estudam. O famoso close-up nos olhos se faz presente e então é aí, só aí, depois de 150 minutos de filme, que descobrimos o porquê de Harmônica querer tanto a cabeça de Frank, ao ponto de protegê-lo de emboscadas durante o filme apenas para ter a vingança para si. O flashback que remonta esta causa é de arrepiar. Eu choro copiosamente toda vez que assisto isso.

Como é a sequência final, nem preciso dizer que a cena é um "spoiler" para quem ainda não assistiu Era Uma Vez no Oeste, mas como tudo no filme converge para esta situação, nem se pode dizer que estou "entregando o ouro" ao mostrar este desfecho. Enjoy.

Nenhum comentário: