quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jack is Back!

Não tem pra ninguém! Após um ano de ócio, a Fox americana estreou a tão aguardada 7ª temporada de 24, trazendo o ex-agente especial Jack Bauer para mais um dia infernal. E para deleite dos fãs, o canal pôs na roda não um, mas DOIS episódios de estréia na noite deste último domingo (das 08am às 09am, e das 09am às 10am), e mais DOIS episódios na segunda-feira (das 10am às 11am, e das 11am às 12am).

Antes de continuar, aviso que pode haver alguns SPOILERS no texto abaixo (para quem nunca acompanhou a série), mesmo que eu tente omitir as informações principais o máximo possível.

Dito isso, vamos à sinopse: a CTU foi desativada após denúncias de grupos de Direitos Humanos sobre maus tratos a prisioneiros e métodos não ortodoxos de interrogatórios e investigações (o que nos leva à provável maior mudança desta para as outras temporadas, a ambientação: se antes Jack pipocava pelas ruas sujas e suspeitas de Los Angeles, desta vez ele terá de resolver seus problemas em Washington, às portas da Casa Branca).

Nos minutos iniciais desta nova temporada, vemos um Jack Bauer limpinho e barbeado, sendo indiciado pelo Congresso Americano por abuso, insubordinação, entre outras acusações. Porém, antes que a audiência siga adiante, o FBI requisita o auxílio do ex-operativo da CTU na captura de um terrorista que, para a surpresa de Jack, foi identificado como sendo Tony Almeida, seu melhor amigo, dado como morto na 5ª temporada.

Não devo ter dito nada que os spots de TV e outras mídias já não tenham falado antes da temporada começar: Tony está vivo e aloprando, inclusive jogando vôos domésticos uns contra os outros logo no segundo episódio. No primeiro episódio, ficamos por conta da apresentação de alguns personagens-chave, como a agente do FBI Reneé Walker (incubida de ciceronear Bauer enquanto este auxilia o Bureal), o Diretor-Assistente do FBI Larry Moss (que ganha a antipatia de Jack logo de cara), bem como o núcleo presidencial, composto pela Presidente dos EUA Allison Taylor, seu marido Henry (que suspeita que a morte do filho tenha sido encomendada), e o Chefe de Gabinete Ethan Kanin, estes três últimos com suas atenções divididas entre as ameaças terroristas de Tony e a Guerra Civil em Sangala, país africano cuja liderança foi usurpada pelo General Juma em 24: Redemption. Mas se o circo parece esquentar para essas pessoas, para Jack, porém, a temporada se inicia em marcha mais lenta. Se por um lado o ex-agente está disposto a pagar por suas transgressões à Convenção de Genebra, por outro o vemos ficar bem nervoso ao constatar que o FBI é certinho demais nas suas demandas e, por isso, não produz resultados satisfatórios na caça ao Tony.

Mas isso é apenas o primeiro episódio e teve mais três na sequência. Como qualquer bom fã de 24 sabe, basta apenas um minuto para que tudo vire de ponta cabeça. De um momento para o outro, pessoas que se acreditava serem honestas podem vir a mostrar um lado maligno, bem como vilões iniciais podem acabar salvando o dia. Nos outros episódios, já constatamos que a coisa não é bem assim e aí a coisa pega: a situação de Sangala vira uma batata quente e Jack volta à velha forma, metendo-se em tiroteios, perseguições sorrateiras, troca de sopapos com Tony e, só pra manter o hábito, tornando-se inimigo público Nº 1. Não foram episódios bíblicos como os quatro primeiros da 6ª temporada, mas com certeza esta nova temporada promete.

E essas são as primeiras quatro horas do dia...

3 comentários:

Kel disse...

Ai, que saudade de 24hs! Eu adorava, nao sei se vc se lembra (teve um Ano Novo que passei em SC que voltava da praia antes de começar o episódio e Mau tb acabou ficando viciado). Pena que aqui nao tenho como ver. Mas ainda posso me enterar de algo contigo.
Beijos!

Édnei Pedroso disse...

Pode apostar, é só ficar de olho aqui, rsrsrsrs.

Beijos.

Filipe Ferreira disse...

CTU, Almeida?