segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Nosso Homem na Cozinha.


Como citei no primeiro texto deste ano, faz uns meses que comecei a explorar o misterioso e espetacular universo da...culinária. Quem me conhece de longa data, sabe que, até pouco tempo atrás, eu era tão ruim de negócio que conseguia até queimar a água, tentando fervê-la. Mas isso foi em outros tempos e era com outro Édnei Pedroso.

Este novo Édnei é um cara descolado, romântico, que se esmera em aprender coisas novas para impressionar sua garota e não morrer de fome. E se há duas coisas sólidas nesta vida são:

* Mulheres adoram homens que sabem cozinhar;
* Morrer de fome é uma das piores formas de se chamar a atenção.

Pois então, uma das coisas que ela e eu fazemos bem juntos é cozinhar. Ora ela traz alguma receitinha, ora eu. Lembro que a primeira coisa que resolvi encarar no fogão foi o que batizei de Strogonoff Indiano. Algo bem pagão mesmo, com direito a carne de vaca e tudo. Acompanhado de um bom Malbec, foi uma bela estréia. Uma cacofonia de sabores e ingredientes dos mais inusitados, e que cai bem em qualquer estação (alternando para vinho tinto se for inverno, Cabernet básico é uma opção). A receita? Ou no Google (esta não tem como achar com este nome), ou perguntando-me via e-mail (edpedroso@gmail.com).

De lá pra cá, variamos entre peixes com leite de côco, molhos inusitados (virei especialista em Molho de Pimentão e Manga, indicado para aves: ninguém morreu na ceia de natal) e até uma receita clássica de risoto, que aprendi de olho. Como também disse em outro texto, minha mãe terá um piripaque quando ver isso na prática.

Com essas desventuras na cozinha, descobri que arroz de saquinho (daqueles que vêm em porções medidas dentro da embalagem) é a forma mais trapaceira de se fazer um arroz perfeito, que farinha de trigo + altas temperaturas pode ser uma receita alternativa para a bomba atômica e que, como diria o Chef Gausteau, qualquer mané pode cozinhar.

Mas o mais importante a se aprender é:

a melhor forma de cozinhar é estando em boa companhia.;-)

4 comentários:

Aline C. disse...

Bah, Édnei! uma das coisas que detesto é cozinhar. Lavo a louça, mas não encaro um fogão. Nem por uma boa companhia...rsrsrs

Graziela disse...

O segredo de toda boa comida é ser feita com amor (baixar o fogo durante o cozimento às vezes tb ajuda :P

B.M.

Filipe Ferreira disse...

Gay.

Édnei Pedroso disse...

Aline...

Essas duas coisas que tu mencionastes, encaro numa boa.

----------

Grazi...

Cozinhar contigo é sempre assim.;-)

----------

Filipe...

Gordo.=P