quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

66th Golden Globe - Indicados.

Hoje, os organizadores do 66º Globo de Ouro divulgaram a lista dos indicados ao prêmio para 2009 (que você pode conferir aqui).

Há muitas surpresas (agradáveis, inclusive) nesta lista: embora tenha ficado parado por quase um ano (e preso por algumas vezes), Kiefer Sutherland concorre por 24: Redemption, filme "made for TV" que serve de prequel para a 7ª temporada de 24, a estreiar em janeiro. É claro que as possibilidades são pequenas, principalmente quando há na disputa atores do quilate de Tom Wilkinson, Kevin Spacey e Ralph Fiennes, mas estamos falando de Jack Bauer, porra.

No campo das séries (que, na verdade, é o que mais acompanho nesta premiação, deixando a torcida dos prêmios de cinema para o Oscar), duas das minhas séries prediletas voltam à disputa: House M.D., cuja 4ª temporada superou expectativas com dois episódios finais que ficarão incrustados na memória, tem sua indicação como Melhor Série Dramática, bem como a de Melhor Ator de Série Dramática para Hugh Laurie (mais uma vez). Dexter (série sobre a qual ainda escreverei neste blog), que está encerrando sua 3ª temporada e vem ficando cada vez melhor, também concorre nas duas categorias, com Michael C. Hall no papel-título.

Acredito que os azarões (aquelas indicações que ninguém esperava) ficaram por conta do filme Trovão Tropical, que emplacou duas indicações de Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr., que está impagável no papel de Kirk Lazarus (um ator shakespereano visivelmente inspirado em Russel Crowe e que vê no papel de um soldado negro o desafio de sua carreira) e Tom Cruise (?), que até está bem no papel do tosco Les Grossman, o mega-empresário que fala palavrão pelos cotovelos e que deixou o astro de Top Gun irreconhecível.

Enfim, fazia tempos que o Golden Globe não me empolgava tanto. E há um motivo especial neste ano: para 99% das pessoas que assistiram Batman - Cavaleiro das Trevas, era claro como água que a atuação de Heath Ledger como o Coringa abriria um precedente na história cinematográfica, e esta indicação de Melhor Ator Coadjuvante (considerada como favorita) confirma isso. Não é exagero dizer que a indicação para o Oscar é apenas uma questão de tempo.

2 comentários:

Graziela disse...

"Eu não leio o roteiro, o roteiro me lê". Era isso né? Tropic Thunder é muito bom.
E Heather Ledger é sem comentários, depois dele, dificil ter sobrado algo.

B.M.

Aline C. disse...

Cara, a minha maior surpresa nos seriados foi a indicação de True Blood. Mais uma de vampiros que agrada os grandões.
Bom, apesar de adorar House M.D., torço para que Dexter arrebate os prêmios de melhor série e de melhor ator. Será uma injustiça se Michael C. Hall não levar o Golden Globe desta vez. O cara é o psicopata mais perfeito da televisão (tu tá gostando da série? acabei de ver o último episódio da terceira temporada).
Até pq Hugh Laurie já tem coleção de prêmios, né?
E nas comédias, Californication e David Dochovny mataram a pau. Bem que poderiam ganhar de 30Rock, mas os americanos são muito puritanos.