quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A pergunta do Milhão.

No intuito de descobrir um pouco mais do que o Oscar deste ano nos reserva, conferi ontem Quem Quer Ser um Milionário?, produção independente britânica/indiana dirigida por Danny Boyle, a estrear em março nos cinemas brazucas.

O filme conta a história de Jamal, um ex-favelado que vê seu destino prestes a mudar ao participar da versão indiana do game-show Who Wants To Be a Millionaire? (aqui no Brasil, o programa de TV Show do Milhão, apresentado por Sílvio Santos). Ao contrário de todas as expectativas, o jovem indiano prossegue no jogo de perguntas e respostas e acaba levantando a seguinte questão: como um favelado, absolutamente sem instrução nenhuma, conseguiu chegar até a última pergunta do WWBM? Seria ele um gênio? Um sortudo? Ou um trapaceiro?

Esta é a primeira pergunta disparada pelo filme, que corta imediatamente para o pobre Jamal sendo torturado em uma delegacia de Mumbai (antiga Bombaim) por oficiais que buscam a resposta para a questão acima. Com aquela velocidade de edição característica em seus filmes, Boyle dirige a narrativa que irá explicar como o jovem angariou, através de sua vida nas ruas da cidade, cada resposta que usaria posteriormente no game-show.

Vemos Jamal ainda criança, levando uma vida de moleque pobre indiano, até que perde violentamente a mãe, restando-lhe a proteção de Salim, seu irmão mas velho (que tem um pé na marginalidade), e a companhia de Latika, uma menina de rua que viria a ser o grande amor de sua vida e que logo desapareceria. Esta caracterização da favela de Mubai remeteu muita gente à comparações com o filme Cidade de Deus, onde a história também começa a ser contada com a imagem de um bando de piás praticando um esporte num terreno baldio, sob a perspectiva de uma das crianças. Até a galinha está lá, correndo pela rua. Assim como o filme brasileiro, Quem Quer Ser um Milionário? também acerta a boca do estômago do espectador ao desbravar um lado da Índia que é puro pesadelo, mas acredito que as semelhanças terminam aí.

Mesmo chocantes, as realidades mostradas no filme são dotadas de alegorias e casualidades, como um conto de fadas às avessas, uma história de ninar contada para pessoas grandes. Exemplo disso é o encontro do pequeno Jamal com o ator mais famoso da Índia, ou o encontro do garoto com a criança pintada de azul. Nada inverossímil, mas joga a narrativa para algo mais lúdico do que a simples e suja realidade de um jovem indiano que enfrenta uma infância e adolescência miseráveis, mas mantém a esperança de reencontrar o seu amor, culminando com a grande pergunta do Milhão. Tudo embalado por uma trilha sonora incidental, mesclada à canções indianas contemporâneas, que sonorizam a fantástica fotografia do filme.

Embora o plot do filme seja a presença de Jamal no programa, me arrisco a dizer que essa é a menor das preocupações do roteiro de Simon Beaufoy (adaptado do best-seller indiano Q & A, de Vikas Swarup). Não é uma história sobre superação de alguém que começa por baixo e termina no topo, ou mesmo sobre dinheiro. Nada disso. O programa é apenas o pano de fundo de uma história de amor e destino, que está tendo merecido reconhecimento e trouxe o diretor Danny Boyle de volta ao bom cinema.

***

Dica de filme:

Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire)
Diretor: Danny Boyle
Elenco: Dev Patel (Jamal), Madhur Mittal (Salim), Freida Pinto (Latika), Irrfan Khan (Inspetor de Polícia), Anil Kapoor (Apresentador Prem Kumar)
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Ano: 2008

Não sei se leva o Oscar de Melhor Filme, mas certamente é o melhor dos concorrentes.

4 comentários:

Aline C. disse...

Cara, eu até entrei no grupo do Facebook que faz campanha para Slumdog Millionaire ganhar o Oscar de Melhor Filme...rsrsr
Bem que a Academia poderia abrir a mente, né?
Agora, vou ver Milk. Adoro Sean Penn, e acho que ele deve arrasar (como sempre) neste filme.

venuss disse...

só em março?

Édnei Pedroso disse...

Aline:

Acho que sou um dos poucos que não me rendi ao Facebook, rsrsrs. Quanto ao filme, vai que seja outro "Crash" da vida (que tb era independete e, mesmo assim, ganhou o Oscar de Melhor Filme).

-----

Venuss:

Só em março, dia 06 pra ser exato. Antes disso, só fazendo download (se quiser te passo os links).;-)

Beijos pras duas.

Aline C. disse...

Édnei, eu gosto mais do Facebook do que do Orkut. Pelo menos, o Facebook nos permite conhecer pessoas de outros países. Já o Orkut se tornou praticamente brasileiro. Estou adorando a experiência :)