sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Who watches the Watchmen?

Ok, ok, só quem aguarda 2009 tão ansiosamente quanto os fãs de Watchmen podem entender o significado desta pergunta, afinal, não é sempre que a maior obra-prima das HQs leva uma adaptação que, visualmente falando, está ficando fodástica.

Para inteirar os perdidos (ou infelizes) que nunca ouviram falar disso: Watchmen foi uma série de 12 revistas em quadrinhos criada por Alan Moore e lançada entre 1986 e 1987 cuja história gira em torno de um grupo de combatentes do crime fantasiados e sem poderes (o termo super-herói não é usado na HQ) que levam suas vidas rotineiras de vigilantes até que surge o Dr. Manhattan, um homem com poderes comparáveis aos de um deus, e tudo muda de figura. A trama aborda os eventos desencadeados pela aparição do Doutor e como o modo de vida dos heróis, bem como todo o panorama mundial, moldou-se com esta nova realidade, levando os acontecimentos para um caminho que pode ser desatroso para a humanidade.

Poderia também dizer que trata-se da história do assassinato de um desses vigilantes e de como esta morte esconde uma conspiração que pode colocar em xeque a paz mundial.

Estes, na verdade, são pequenos plot de muitos da trama, que delibera sobre assuntos importantíssimos da realidade daquela década (como a invasão do Afeganistão pela Rússia, a Guerra Fria ou as ameaças nucleares), ou mesmo sobre dramas pessoais enfrentados pelos vigilantes, mas que poderiam ser facilmente atribuídos a qualquer pessoa comum (alcoolismo, depressão, esquizofrenia, códigos de ética, impotência, fé, etc...), assuntos estes que, até o surgimento de Watchmen, não eram abordados nas histórias em quadrinhos.

Mas então isso faz de Watchmen um marco? É isso aí. A obra foi a única HQ a ser agraciada com o Prêmio Hugo de literatura, bem como a única a figurar na lista dos 100 maiores romances desde 1929 da Times. Todas as inovações atribuídas fazem de Watchmen um referencial que muitos acreditam não ter sido ultrapassado até hoje e talvez seja justamente por isso que se demorou tanto para alguém criar culhões para filmar isso: Zack Snyder, o competente diretor de 300, resolveu abraçar o treco e a estréia será em junho de 2009, dividindo os fãs da HQ em 3 categorias:

A categoria 1 diz que filmar Watchmen seria o mesmo que tocar Vivaldi com um pandeiro;

A categoria 2 diz que Watchmen é filmável, mas só se Deus estiver atrás das lentes (e Zack Snyder não é Deus);

A categoria 3 leva fé na bagaça.

Bom, não tenho receios de dizer que estou na categoria 3, principalmente depois que o Yahoo Movies veiculou o segundo trailer do filme (para assistir, clique aqui). Após assistir isso, consolido minha opinião sobre este filme tão aguardado e odiado ao mesmo tempo, e fico na torcida que muitos por aí queimem a língua (e que eu não esteja nesta leva).

Pra finalizar, segue uma foto de uma galera bem mais conhecida do grande público que também está esperando pelo filme.=P

Um comentário:

Kel disse...

Acabo de descobrir que sou uma infeliz!!! Como assim??? Nunca ouvi falar nesse HQ, mas tb nunca me interei muito dessas paradas de quadrinhos (tirando Turma da Mônica).
Espero que o filme supere suas expectativa. Estes dias revi Batman Begins e Persepolis e, claro, lembrei de vc.
Beijos!